English Portuguese

Inscrições / Prova de Admissão

Para Continuar com a Inscrição é Necessário Aceitar o Regulamento ao Final da Página

1. Considerações iniciais
A Atlântico Transportes Aéreos, cujo codinome é ATA Brasil (ATABr) é uma organização virtual (não possui CNPJ) sem fins lucrativos e nem promocionais, que tem como missão oferecer entretenimento para os entusiásticos da aviação virtual. A ATA Brasil privilegia um ambiente de respeito e amizade, simulando a operação de uma empresa de transportes aéreos para criar uma rede social salutar.

2- Ingresso
Qualquer pessoa com conhecimentos mínimos em voos simulados pode se cadastrar como piloto da ATABr. A aceitação do cadastro está vinculada a disponibilidades de vagas e a verificação por parte da VA dos dados informados no cadastro pelo solicitante.

Após a validação do cadastro, o solicitante realizará uma avaliação teórica contendo 10 (dez) questões no formato de múltipla escolha para comprovar que possui um aporte de conhecimentos mínimos para operações de voo simulado. A VA reserva o direito de isentar da avaliação o solicitante quando julgar necessário.

Por fim, mediante a aprovação na avaliação de conhecimentos ou por determinação da VA, o cadastro é efetivado e você ingressa como Co-piloto em instrução da ATA Brasil. Parabéns!

Importante - O cadastro:

  • é único, sendo vetada a utilização de mais de um;
  • é intransferível, não pode ser utilizado por terceiros;
  • pode ser recusado pela VA, sendo facultado a divulgação dos motivos.


3. Primeiro reporte de voo
Como Co-piloto recém contratado você DEVE efetuar seu primeiro voo em no máximo 07 ( sete) dias, enviando o respectivo Log através do sistema de reporte de voos utilizado pela VA. Caso encontre dificuldades na realização dessa etapa entre em contato com o Staff da ATA Brasil solicitando treinamento o quanto antes, para que o prazo de reporte do voo não seja ultrapassado.

4. Voos Virtuais
Os voos off-line serão aceitos ( por tempo limitado ), mas é expressamente recomendável pela VA que o piloto busque capacitação para realizá-los on-line, pois dessa forma a simulação caminha em direção a realidade. Os voos on-line poderão ser realizados tanto na IVAO quanto na VATSIM, sendo o piloto obrigado a seguir e respeitar os regulamentos estabelecidos por essas redes virtuais.

Estando on-line, A VA exige que o piloto insira na linha de Remarks do plano de voo a seguinte Tag “OPR/ATA BRASIL” e que utilize a MTL da companhia quando disponível.

É expressamente proibido ao piloto acelerar o tempo de simulação assim como realizar pausas para interromper temporariamente o voo. Voar para aeródromos diferentes de sua escala e utilizar aeronaves de outras equipes.

5. Divisões e equipes da ATA Brasil
A VA disponibiliza duas divisões: Cargo e Pax.

A Divisão Cargo opera com a frota 727-200; 737-300; 737-700; 747-400; 777-200, onde se aloca conforme o plano de carreira.

A Divisão Pax opera 737-300; 737-800; A320; E195; ATR72-500, 777-300, onde se aloca conforme o plano de carreira.

O piloto elege a equipe que fará parte no ato da inscrição e poderá pleitear a mudança de equipe ao longo de sua carreira com intervalos não inferior á 90 dias. A VA analisará o pedido facultando o direito de deferi-lo ou indeferi-lo, e de total importância o piloto antes de solicitar sua transferencia de equipe deve alocar sua aeronave nos respectivos Hubs, Cargo(Campinas) e Pax(Confins). Não será atendida solicitação de transferência para pilotos sem voos registrados.

6. Escala de voo
A VA disponibiliza a forma de Voo Regular, o piloto escolhe o aeródromo de origem e de destino para realizar o voo, conforme as escalas de voos das respectivas equipes( Cargo ou Pax ).

7. Afastamentos e desligamentos
O piloto poderá solicitar a qualquer momento o afastamento temporário de suas atividades regulares, bastando para isso enviar sua solicitação para a Diretoria de Recursos Humanos com intuito de tomar ciência, informando a previsão de retorno as atividades.

O desligamento definitivo da VA segue o mesmo procedimento do afastamento, sendo facultado ao piloto expor os motivos que levaram a efetivar a solicitação, e alocar a aeronave ocupada em um dos respectivos Hubs da cia.

8. Inatividade
Após o primeiro reporte, se o piloto ficar mais de 30 ( Trinta ) dias sem realizar nenhum reporte, sem será considerado inativo e poderá ser desligado do quadro de pilotos da ATA Brasil. Salvo os pilotos que encontram-se devidamente afastados temporariamente.

9. Desligamento compulsório
O piloto será desligado automaticamente das operações da VA se:

  • descumprir o regulamento estabelecido;
  • apresentar comportamento agressivo, desrespeitoso e não-ético;
  • não enviar o primeiro reporte dentro do prazo sem aviso prévio; (para primeiro log o piloto não terá direito a afastamento.)
  • ser considerado inativo;
  • utilizar a VA para fins ilícitos, assim como atividades que afetem negativamente a imagem da comphania.

10. Treinamento e capacitação
O piloto é responsável por seu crescimento, a busca por conhecimento e sua qualificação deve ser um objetivo permanente. Nesse sentido, a VA coloca todo o Staff a disposição de seus pilotos para dirimir dúvidas e passa informações necessárias para a realização das operações de voo.

A VA disponibiliza um chat onde os membros trocam informações sobre diversos assuntos relativos à aviação virtual e real. E além da troca de conhecimento mutuo gera a interação dos piloto criando um ciclo de amizade continua, e ainda comandate encontra staffs aplicando treinamento, encontra vídeo-aulas e suporte online.

11. Casos omissos
Esse regulamento é uma síntese daquilo que percebemos para que a ATA Brasil seja um ambiente que estimule a amizade e o respeito recíproco entre seus membros. É a forma que encontramos para ingressar em uma organização social unidos pelo mesmo sonho. Assim, os casos omissos serão discutidos e analisados pelo presidente e pelo Staff da VA. 
12. Considerações finais
A ATA Brasil espera ter um relacionamento duradouro, galgado em princípios éticos e no respeito recíproco com seus pilotos, fomentando um ambiente virtual de aprendizagem coletiva.



Declaro Ter Lido e ter conhecimentos do Regulamento Acima